domingo, 8 de março de 2015

Como fazer calda de damasco - Receita de pavê

Fiz essa receita para meu almoço com inspiração árabe. Ficou tão bom que decidi compartilhar com vocês! O pavê tem quatro fases de execução: calda de damasco, creme branco, brigadeiro e montagem. O mais interessante é a calda, por isso vamos dar mais atenção a este item. Seguem os ingredientes para a calda de damasco:

Modo de preparo: Corte cada damasco em 4 partes. Usei tesoura (de cozinha, logicamente) e não faca, porque é mais fácil. Em um recipiente, coloque o damasco seco, o suco de laranja e a água de flor de laranjeira. Reserve por, pelo menos, 1 hora. O objetivo é hidratar o damasco. Olha como ele fica bonito!
Depois de hidratar o damasco, basta adicionar o açúcar mascavo e o mel e levar ao fogo, até ferver. Está pronta a calda! Você pode usar essa receita para vários pratos, inclusive salgados. Com a calda pronta, é hora de fazer o creme branco. Vamos aos ingredientes:
Para começar, peneire o ovo. Misture bem o amido de milho (maizena) com um pouco do leite. Depois, junte todos os ingredientes, exceto o creme de leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando estiver bastante firme (formando bolhas), acrescente o creme de leite. Misture até que esteja agregado ao creme. Pronto!
Depois do creme branco, faça o brigadeiro. Estou sugerindo a receita abaixo, mas a melhor receita de brigadeiro é a sua!!!

Em fogo baixo, mexer sem parar os ingredientes acima, até o ponto de brigadeiro mole. Esse processo leva em torno de 7 a 10 minutos.

A montagem é simples: biscoito champagne (previamente mergulhado em leite), creme branco, brigadeiro, biscoito champagne, creme branco, brigadeiro e, por cima, ao final, a calda de damasco.  Para decorar,  amêndoas laminadas. Se o seu recipiente não comporta duas camadas, faça apenas uma, encerrando com a calda.

Para facilitar, segue a lista de compras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário