quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Oficina de Cartões - Atividades para crianças


O último livro que li em 2014 foi Cartas Natalinas à Mãe, de Rainer Maria Rilke, poeta austríaco, cujo livro mais conhecido no Brasil talvez seja Cartas a um Jovem Poeta. Segundo Otto Maria Carpeaux, Rilke é "O poeta mais atual e permanente do nosso tempo". O livro traz as cartas que o poeta enviou à mãe por mais de 20 anos, a cada Natal.
Por meio da correspondência, é possível perceber as mudanças no cenário geográfico e familiar do poeta. É uma leitura interessante, apesar de ter me deixado um pouco triste. Afinal, ele sempre escrevia para a mãe, mas nunca estavam juntos para celebrar o Natal.

Coincidentemente, a última exposição que visitei em 2014 trata do mesmo assunto: cartas à mãe. Dessa vez, as cartas que Carlos Drummond de Andrade, meu poeta mineiro favorito, escrevia à sua mãe, Dona Julieta. A exposição é delicada, bem construída e cheia de ternura. Além de conhecer um pouco mais a vida do poeta, é possível percorrer a história do Brasil naquele período através da correspondência. A mostra (Quase Poema - Cartas e Outras Escrituras Drummondianas) acontece na Casa Fiat de Cultura, localizada na Praça da Liberdade e termina na próxima semana, no dia 18/01. Vale a pena dedicar um tempo ao passeio: ir com calma, ler cada carta e texto, escutar as poesias declamadas pelo próprio Drummond e se deixar envolver na história desse mineiro brilhante. 


E foi nesse clima que Letícia e eu fizemos uma oficina de cartões de Natal, com o intuito de compartilhar sentimentos e não só presentes.
Então, que tal se, no próximo ano, ao invés de comprar cartões caríssimos de Natal, você mesmo os fizer?
Além de terem ficado lindos e com muito mais significado, nos divertimos muito na preparação.
Você vai precisar de cartolina, lápis de cor, adesivos, papel de presente, criatividade, textos de seus poetas favoritos e vontade de fazer alguma coisa diferente!
Feliz 2015!!! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário