O último livro que li em 2014 foi Cartas Natalinas à Mãe, de Rainer Maria Rilke, poeta austríaco, cujo livro mais conhecido no Brasil talvez seja Cartas a um Jovem Poeta. Segundo Otto Maria Carpeaux, Rilke é "O poeta mais atual e permanente do nosso tempo". O livro traz as cartas que o poeta enviou à mãe por mais de 20 anos, a cada Natal.
Por meio da correspondência, é possível perceber as mudanças no cenário geográfico e familiar do poeta. É uma leitura interessante, apesar de ter me deixado um pouco triste. Afinal, ele sempre escrevia para a mãe, mas nunca estavam juntos para celebrar o Natal.
Coincidentemente, a última exposição que visitei em 2014 trata do mesmo assunto: cartas à mãe. Dessa vez, as cartas que Carlos Drummond de Andrade, meu poeta mineiro favorito, escrevia à sua mãe, Dona Julieta. A exposição é delicada, bem construída e cheia de ternura. Além de conhecer um pouco mais a vida do poeta, é possível percorrer a história do Brasil naquele período através da correspondência. A mostra (Quase Poema - Cartas e Outras Escrituras Drummondianas) acontece na Casa Fiat de Cultura, localizada na Praça da Liberdade e termina na próxima semana, no dia 18/01. Vale a pena dedicar um tempo ao passeio: ir com calma, ler cada carta e texto, escutar as poesias declamadas pelo próprio Drummond e se deixar envolver na história desse mineiro brilhante.
E foi nesse clima que Letícia e eu fizemos uma oficina de cartões de Natal, com o intuito de compartilhar sentimentos e não só presentes.
Então, que tal se, no próximo ano, ao invés de comprar cartões caríssimos de Natal, você mesmo os fizer?
Então, que tal se, no próximo ano, ao invés de comprar cartões caríssimos de Natal, você mesmo os fizer?
Além de terem ficado lindos e com muito mais significado, nos divertimos muito na preparação.
Você vai precisar de cartolina, lápis de cor, adesivos, papel de presente, criatividade, textos de seus poetas favoritos e vontade de fazer alguma coisa diferente!
Feliz 2015!!!
Feliz 2015!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário